terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curso de Moda da Udesc Chega aos 15 Anos Como o Número 1 do Brasil




Terça-feira, no Stage Music Park, em Florianópolis, 32 jovens formam-se no curso de Moda da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Poderia ser só mais uma formatura, no caso, da 16º turma do departamento, na qual minicoleções conceituais e comerciais expressam criatividade e beleza na passarela. Mas essa tem um gostinho especial. Marca os 15 anos do curso com conquistas históricas solidificadas.

Em 2011, o curso de Moda da Udesc se tornou o número um do Brasil, ao ser o único a receber cinco estrelas no Guia do Estudante, classificação da Editora Abril, deixando para trás cerca de 200 cursos, alguns consagrados, como o da Santa Marcelina, em São Paulo. A conquista se deve ainda à nota máxima (cinco) no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade).

Karen Ricci, diretora de Produto de importante marca infantil na Itália, mora em Milão e estudou na Udesc. Sobre o curso, ela comenta:

— Reconheço nas minhas decisões ou reflexões feitas no trabalho o resultado de uma formação de qualidade como a que eu tive. Convivo com gente que se formou em escolas importantes, como Instituto Marangoni ou Saint Martin, e que não teve a mesma formação concreta em disciplinas como tecnologia têxtil.

O êxtase atual experimentado pela Udesc é resultado de investimento e dedicação em várias frentes de formação universitária. Para os alunos, chama a atenção a alta quantidade de aulas práticas, com laboratórios de modelagem, costura e desenho. Um dos projetos é o Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), do qual a Udesc participa, ao lado de outras faculdades de Moda. É uma parceria com a indústria têxtil em que os alunos desenvolvem coleções, participando do processo de produção da fábrica - desde a pesquisa até o produto final. Outra iniciativa é um projeto interdisciplinar, com duração de seis meses, desenvolvido com uma empresa.

A qualificação dos professores é outro diferencial. Oito são doutores, sendo que um deles, a professora Mara Rúbia Sant Anna, tem pós-doutorado em História da Moda, na França. Há de se destacar ainda o investimento em pesquisa e ciência. Os alunos cooperam em projetos de pesquisa científica desenvolvidos pelos professores de acordo com a área de interesse deles. Depois, artigos são publicados na revista Moda Palavra. Por isso que o curso chega aos 15 anos como o número 1 do Brasil.

—  O nosso curso é muito forte na prática, nos projetos de pesquisa e extensão e no embasamento teórico. As aulas de história da moda, sociologia, antropologia e psicologia dão uma boa base para eles. Vem daí o nosso êxito — diz Icleia Silveira, coordenadora do curso.

As criações de moda desenvolvidas pelo curso estiveram na passarela do Donna Fashion DC muitas vezes, sempre com coleções conceituais. Uma das participações marcantes foi a de Lucas da Rosa, professor de modelagem do vestuário e gestão de confecção. A coleção inspirada nas obras de arte do artista Antonio Vargas abordava a violência velada. Os 25 looks lembravam samurais japoneses. Para o futuro, o departamento planeja criar um mestrado.

Formatura fashion

Desde 1999, a formatura dos alunos de Moda da Udesc é realizada com o desfile das coleções de cada formando. Este ano, a festa acontece terça-feira, a partir das 20h, no Stage Music Park, e ganhou um nome novo: Octa Fashion - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas.

Serão apresentadas 32 mini-coleções individuais sob o tema Conectar-se. As variadas formas de conexão foram o ponto de partida para a criação. Cada coleção é composta por três looks tirados de um book com 20 propostas. Há criações femininas, masculinas e infantis. Algumas comerciais, e outras, conceituais.

A professora de comunicação em moda Monique Vandresen é uma das organizadoras do desfile. Numa revista de apresentação do evento, Monique comenta que o desfile de formandos já consagrou a Udesc como referência criativa: "As coleções parecem mais maduras a cada ano. Cada vez mais, folheando a edição de março de uma revista ou conferindo o que foi mostrado nos desfiles de janeiro e fevereiro, vemos que as propostas antecipadas no desfile da Udesc se confirmam."


Nenhum comentário: