quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Grande História do Sutiã II



Em meado dos anos 30 surgiram bojos de enchimento e as estruturas de metal para aumentar o busto. O estilo garçonne saiu de moda e a silhueta feminina voltou a ser valorizada. Começaram a surgir tecidos elásticos, feitos com o látex, o que permitiu a fabricação de modelos mais confortáveis e uma maior diversidade de tamanhos.

Apesar de ter dado uma aparência mais moderna ao sutiã, Phelps não conseguiu o sucesso desejado, com isso ela acabou vendendo sua patente por US$ 1.550, para a Warner Bros. Que nos 30 anos seguintes faturou 15 milhões de dólares com a nova peça de roupa.

Os irmãos Warner inventaram vários modelos revolucionários de sutiãs, como o feito com um tecido elástico nos dois sentidos, em 1931. Mais tarde, criaram os bojos de profundidade variável e as alças elásticas.

A crise na Segunda Guerra mundial (1939 a 1945) levou à procura de novos materiais, como fibras sintéticas, que davam, ainda, às peças de roupa íntima maior elasticidade e resistência. Após a Segunda Guerra Mundial, o náilon começou a fazer parte da produção de roupas íntimas.

A partir de 1950 os sutiãs se tornam mais sedutores. Dior e seu New Look trouxeram, no pós-guerra, a valorização das formas femininas. A moda era os seios bem erguidos. A estética vigente era das pin-ups, que eram uma mulher cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop, são mulheres belas e sedutoras, que expressam sua sensualidade de forma sutil e ingênua.

Surgiram, então, modelos de sutiãs feitos com almofadas de ar muito finas, para aumentar os seios pequenos. Em 1955, os modelos de renda preta e o sutiã peito-de-pombo, que aproximava os seios, deixando-os estufados.

No início dos anos 60, o alvo dos fabricantes eram as jovens consumidoras, as adolescentes. Foram lançados modelos mais simples e delicados. Esse novo conceito influenciou toda a linha de lingerie dessa época.

Em 1960, foram finalmente criadas às alças elásticas reguláveis, abolindo os colchetes, que eram usados por dentro das roupas para prender os sutiãs.

Continua no próximo post

Nenhum comentário: