quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vamos Começar... A Grande História do Sutiã I


     
Nós mulheres usamos o sutiã na maioria dos dias, ele faz parte da nossa vida como um amigo próximo e bem íntimo. Mas, quase ninguém sabe da história dele... Uma curiosidade que comecei a estudar e vim aqui deixar ela registrada para vocês.

O sutiã ou soutien (do francês soutien: suporte), é um tipo de roupa íntima usada por mulheres, servem para a proteção e sustentação dos seios. No dicionário Silveira Bueno, mostra a palavra sutiã como um substantivo masculino e seu significado como sendo uma peça feminina destinada a sustentar ou modelar os seios.

A história do Sutiã começa quando a francesa Herminie Cadolle decidiu cortar a parte de cima dos espartilhos, dando origem ao sutiã, em 1886. Como mostra o site da empresa Cadolle, fundada em 1887 em Buenos Aires e transferida para Paris em 1910, contando a história da empresa Herminie arquivou uma patente para seu invento em 1889, chamado de "corpete garganta" e fundou a sua casa de moda.    Até ao ano de 1914, a moda não sofreu grandes alterações. Com a I Guerra Mundial tudo isso mudou.

Porém a invenção foi oficialmente patenteada somente em 1914, pela norte-americana Mary Phelps Jacobs. A jovem nova-iorquina revoltou-se contra o espartilho. Com a ajuda de sua empregada, fez uma espécie de porta-seios tendo como material dois lenços, uma fita e um cordão. Muito parecido com o sutiã que conhecemos hoje.

Usados até o final do século XIX, os espartilhos foram deixados de lado, a mulher começavam a ter mais liberdade e já se permitiam mostrar as pernas, o colo e usar maquiagem. Em contra partida, a fim de resgatar o espartilho, as corsetières criaram um novo nicho, o fetichismo moderno. Mulheres dominadoras e vanguardistas deram origem a uma moda retro do espartilho. Trazendo ele para o universo sado masoquista na virada do século XX. Deixando definitivamente de ser um item obrigatório e passando a ser uma peça de fetiche no guarda-roupa feminino.

Em 1920 o sutiã possuía um estilo garçonne, achatando os seios. Nesse período as mulheres começaram a ter maior liberdade e começaram a freqüentar além da ópera ou do teatro, também os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros. Estas mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas.

Essas mulheres não queriam exibir seios opulentos, então usavam sutiãs especiais ou corpinhos, que achatavam o busto. Na verdade, eram como faixas, amarradas nas costas, feitas com um pedaço de tecido leve, como cambraia ou crepe. Nessa época, as roupas de baixo eram brancas, pretas, bege ou cor-de-rosa.


Continua no próximo post

Nenhum comentário: